En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
O ASP (de Active Server Pages), também conhecido como ASP Clássico hoje em dia, é uma estrutura de bibliotecas básicas (e não uma linguagem) para processamento de linguagens de script no lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na Web. Exemplos de linguagens aceitas são: VBScript, JScript, PerlScript, Tcl ou Python sendo que apenas as duas primeiras são suportadas por padrão.
A mais comumente difundida foi VBScript, sendo encontrada várias referências a ASP VBScript em artigos.
ASP foi substituído pelo ASP.NET, mas até hoje é suportada por versões atuais do IIS.
Ele roda/corre nativamente em Windows, através do serviço chamado de IIS (Internet Information Service) - o servidor web da Microsoft, ou do PWS (Personal Web Server) em ambientes com o Windows 98. Além disso ele pode rodar em outras plataformas, como Linux no servidor Apache quando usando um módulo de um programa como o Tomcat.
O script é interpretado no lado do servidor e o que é enviado ao lado do usuário/utilizador (navegador, por exemplo) é apenas a saída que normalmente é uma linguagem de marcação como HTML, XHTML ou XML.
Por se tratar de uma linguagem que roda do lado do servidor, é possível estabelecer o que vai ser enviado para o usuário (é o caso de sites que possuem diferentes perfis de acesso) e também fazer consultas a bancos de dados.